Espaço Allure - Dermatologia clínica e estética

 

(31) 3017-3555
(31) 99943-3555

Rua Alagoas, 601 - Savassi - BH MG

Realce a beleza que existe em você

Celulite

Entenda a celulite e quais os melhores tratamentos

Priscilla Galinari e Carolina Barcellos

Fisioterapeutas dermatofuncionais

A celulite, também chamada de lipodistrofia ginóide, é uma disfunção estética da pele muito comum em mulheres e caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações na pele dando a ela o aspecto de "casca de laranja". Suas principais causas são as alterações no tecido gorduroso e na microcirculação que levam ao aumento do tecido fibroso e retrações. Estas alterações não dizem respeito somente a um processo de aumento de gordura localizada, podendo ocorrer em pessoas de peso normal e até mesmo nas que estão abaixo do peso. Tem caráter multifatorial, ou seja, vários fatores contribuem para seu aparecimento e progressão, dentre os quais podemos destacar a predisposição genética, alterações hormonais, alimentação (sobretudo consumo de açúcar e outros carboidratos de absorçāo rápida) e sedentarismo. Embora seja um problema bastante comum, considerada por muitos até como uma variação fisiológica do normal, na prática clínica são frequentes as repecussões negativas no bem estar e na auto estima da pessoa, principalmente nas formas mais graves.

A fisioterapia dermatofuncional dispõe de recursos que quando associados a dieta adequada e mudanças no estilo de vida podem proporcionar uma melhora considerável da celulite. Durante muito tempo as alternativas terapêuticas eram escassas e beneficiavam apenas um número restrito de pacientes. Com o avanço das pesquisas nesta área hoje dispomos de uma gama variada de recursos que permitem combinações para uma personalização do tratamento com maior índice de eficácia. Como a celulite possui várias causas, na prática clínica, os melhores resultados são obtidos quando há uma associação de técnicas. Aparelhos com tecnologias diversas potencializam o efeito da massagem modeladora e drenagem linfática bem como a absorção e ação dos termoativos.

A corrente Aussie associada ao ultrassom de alta potência (Heccus), por exemplo, tem sido um recurso muito utilizado devido aos benefícios desta combinação. Dentre eles podemos citar a ativação do sistema linfático e o estímulo da circulação sanguínea local com consequente aumento do metabolismo da região tratada. Outra tecnologia de grande utilidade é a radiofrequência (Accent) que atua diretamente na flacidez, melhorando notadamente o aspecto da pele com significativa melhora estética . Devido à retenção hídrica, comumente presente nos quadros de celulite, é sempre recomendado que o tratamento inclua sessões de drenagem linfática. A endermologia vibratória (Vibrocell) com sequências e ponteiras customizados para cada paciente intensifica os efeitos da massagem sobre a circulação sanguínea e linfática.

Não se pode esquecer que em pacientes com excesso de peso, a melhora da alimentação e a readequação do peso são fundamentais para a ampliação do nível de satisfação dos pacientes. A escolha da combinação das melhores técnicas considera não apenas o aspecto da celulite mas também a história clínica, hábitos de vida e sobretudo a percepção do profissional de como o paciente se adapta às técnicas que são empregadas durante a avaliação dermatofuncional.

Para agendar uma avaliação GRATUITA acesse o formulário ao lado ou ligue para (31)3017-3555.

↑ Voltar ao topo da página

Agende sua avaliação



Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato

Para agendar sua avaliação, ligue para
(31) 3017-3555 ou, se preferir, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.







Espaço Allure - Dermatologia Clínica e Estética
Coord: Dra. Adriana Biagioni - CRM 34312

  • Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte - MG
  • (31) 3017-3555
  • WhatsApp: (31) 99943-3555